Alinhamento e Direção

A segurança dinâmica do seu veículo depende do alinhamento da direção. Para que um automóvel ande em linha reta, faça curvas e tenha estabilidade, é necessário que as rodas entejam alinhadas. Esse alinhamento depende de algumas medidasdefinidas pela engenharia do fabricante. Elas garantem que o volante retorne à posição central depois de uma curva, que os pneus não se desgastem irregularmente em todas as condições de rodagem, e que o volante não puxe para um lado.                Toda suspensão veicular tem basicamente três medidas essenciais, que devem ser verificados regularmente, para garantir um rodar seguro, sem desgastes na suspensão, freios e, principalmente, pneus, são eles: convergência/ divergência, que garantem o paralelismo das rodas; CAMBER, que determina a perpendicularidade das rodas; e o CASTER, que é o ângulo de avanço da roda. Essas medidas são determinadas no projeto do veículo e são específicas para cada modelo. Todos esses ângulos citados fazem parte da geometria veicular. São medidos com o automóvel parado em piso plano. Desta forma, essas medidas são conferidas para garantir uma rolagem dinâmica e segura.                Alguns desses ângulos são fixos na maioria dos veículos, como por exemplo, o caster e o camber. Caso algum deles esteja em desconformidade com as medidas indicadas, deve ser analisada toda a suspensão, buchas, pivôs, terminais de direção, amortecedores e coxins; enfim, todas as articulações devem estar justas, sem folga. Os automóveis que não permitem o ajuste de cambagem, e estando esse ângulo fora do padrão, deve ser feita uma análise muito criteriosa, visto queé possível haver desgaste em algum componente ou empeno na própria carroceria.                Para que tudo isso funcione, é necessário ter um equipamento confiável. Hoje existem vários modelos, sendo o sistema de alinhamento 3D um dos mais modernos. Ele alinha todas as rodas, confere todos os ângulos e medidas, fazendo uma análise total do sistema de suspensão do veículo.Outrossim, a figura mais importante de todo esse processo é o técnico alinhador. Se o técnico não tiver conhecimento para operar o equipamento e entender como funciona cada ângulo e medida da suspensão, não adianta de nada ter um equipamento de ponta, pelo contrário, para um bom técnico, um simples alinhador mecânico ou digital é suficiente para analisar e alinhar o automóvel com perfeição.Procure sempre uma oficina especializada, que tenha mecânicos competentes e equipamentos de ponta para fazer a manutenção do seu veículo, evitando retrabalhos e gastos desnecessários.

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